Battlestar Galactica 2004 - Guia de Episódios

O objetivo de um guia de episódios é situar a audiência no universo de uma série e sua narrativa. Manter a memória atualizada para os episódios mas, sem estragar a experiência de desvendar mistérios, prever acontecimentos e se emocionar com os personagens de forma natural. 

MINISSÉRIE

Trata-se de um filme, longa metragem, de aproximadamente 3 horas de duração que foi dividido em duas partes de 1h30 que mostra os eventos que antecederam a série.

PARTE 1
É apresentada a desativação da Astronave de Combate Galactica (Battlestar Galactica) que está sendo transformada em um museu em uma solenidade com honras militares. Mas esse evento é interrompido por um ataque surpresa às Doze Colônias humanas de Kobol pelos Cylons.

PARTE 2
É apresentada a posse da nova presidente colonial, Laura Roslin. O que sobrou da humanidade procura em desespero se reunir em uma frota sob a proteção da Astronave Galactica. Por estar em grande desvantagem, o comandante Adama decide escapar com os sobreviventes em busca de um novo lar para a humanidade - um planeta mítico de companheiros humanos em algum lugar da galáxia conhecido apenas como "Terra".


PRIMEIRA TEMPORADA

Episódio 1
33 Minutos

Após os ataques que dizimaram as 12 colônias da raça humana, os sobreviventes continuam sendo perseguidos pelos Cylons que os atacam a cada 33 minutos. A tripulação da nave Galactica está exausta após 237 horas de perseguição ininterrupta e sem descanso, fazendo com que os soldados e oficiais fiquem à beira da exaustão.

O Comandante William Adama precisa manter a tripulação alerta e pronta para enfrentar os ataques, enquanto tenta encontrar uma solução para escapar dos inimigos e encontrar um local seguro para se estabelecer. Ao mesmo tempo, o Dr. Gaius Baltar lida com a culpa por seu comportamento egocêntrico ter facilitado para que os Cylons invadissem os sistemas de defesa e dizimassem a hunanidade.

Enquanto isso, em Caprica, o tenente Karl "Helo" Agathon é capturado por uma patrulha Cylon e posteriormente "resgatado" por uma cópia de sua companheira de tripulação Sharon "Boomer" Valerii.

Episódio 2
Water (Água)

A presidente Laura Roslin chega à Galactica enquanto o lado Cylon de Boomer começa a se afirmar, forçando-a a sabotar o abastecimento de água da Galactica mesmo contra sua vontade. Uma série de explosões leva à perda de 60% das reservas de água e o Comandante Adama é obrigado a introduzir o racionamento e iniciar uma busca nos sistemas planetários próximos por quaisquer depósitos para recuperar as reservas de água da frota.

Em Caprica, ocupada pelos Cylons, o tenente Helo e a cópia de Boomer estão tentando escapar do planeta. Essa cópia tenta convencer Helo que desobedeceu as ordens e voltou para buscá-lo.

Episódio 3
Bastille Day (Dia da Bastilha)

A difícil extração de água em uma lua coberta de gelo leva Adama a enviar Lee para a nave de prisioneiros Astral Queen, com o propósito de recrutar voluntários para o serviço. Mas Tom Zarek, um famoso ex-terrorista e líder dos prisioneiros, assume o comando, prende Lee e chantageia Adama e a presidente Roslin para que se façam eleições livres. Lee acaba concordando com a necessidade de um governo legítimo, eleito pelo povo.

Em Caprica, o tenente Helo e a cópia Boomer atravessam uma cidade destruída em busca de recursos de sobrevivência sendo observados por outros dois Cylons de aparência humana.

Episódio 4
Act of Contrition (Ato de Contrição)

Durante uma comemoração para o milésimo pouso dos pilotos de Raptors, um acidente no hangar mata 13 pilotos e fere outros 7. Kara Thrace, codinome "Starbuck" é incumbida de treinar civis para substituí-los, o que lhe traz lembranças dolorosas e a faz tomar decisões contestadas pelos seus superiores. Ela se culpa pela morte de Zak, o irmão de Lee, que ela aprovou no teste de piloto sem que ele tivesse capacidade. Ao treinar os calouros, ela arrisca a vida para salvá-los de um ataque Cylon repentino e cai em um planeta, juntamente com o raider que abateu.

Episódio 5
You Can't Go Home Again (Você não pode voltar pra casa)

Starbuck está na superfície do planeta e o comandante Adama, assim como Lee, não medem esforços para resgatá-la, mesmo contra a vontade da Presidente. Em uma estratégia brilhante e desesperada, Starbuck consegue compreender o funcionamento e aprende a pilotar o raider inimigo, que é uma mescla de máquina com partes biológicas.

Em Caprica, planeta agora ocupado pelos Cylons, a cópia de Sharon "Boomer" desaparece após um ataque de centuriões.

Episódio 6
Litmus (Tribunal)

Um tribunal se reúne para investigar a presença de agentes cylons na frota após um ataque suicida com uma bomba. É uma autêntica caça às bruxas. O comandante Adama e a presidente Laura se veem forçados a revelar que os cylons agora possuem aparência humanóide e o medo se espalha pela frota. Muitos são considerados suspeitos e são chamados para depor. 

Em Caprica, a outra cópia de Sharon "Boomer" prossegue o plano de fazer o tenente Helo se apaixonar por ela.

Episódio 7
Six Degrees of Separation (Seis Graus de Separação)

Gaius Baltar enfrenta problemas devido às aparições da mulher Cylon chamada Seis, visível apenas para ele acusando-o de não confiar nela. Ele busca ajuda médica para sua suposta condição psicológica. A presidente Roslin e o comandante Adama estão preocupados com seu estado mental, já que ele é um cientista vital na busca pelo planeta Terra.

Baltar confronta Seis e descobre que ela é um Cylon, revelando planos e alegando ser uma agente dupla infiltrada. Ela sugere que um traidor Cylon está entre a tripulação da Galactica levando a suspeita até Baltar. A relação entre eles se complica, explorando temas de confiança e identidade. Enquanto isso, em Caprica, Helo e Sharon continuam a fugir dos Cylons.

Episódio 8
Flesh and Bone (Sangue e Ossos)

Kara sofre uma crise de culpa quando lhe ordenam que torture um cylon, conhecido como Leoben, para saber onde ele escondeu uma bomba atômica na frota. O agente cylon foi descoberto em uma das naves e tenta manipular Kara durante o interrogatório. 

Laura intervém no jogo entre os dois e descobre a verdade. Loeben diz que Adama é um cylon o que deixa a presidente desconfiada. Em Caprica, Sharon consegue seduzir Helo e faz sexo com ele; na Galactica, Boomer se submete a um exame e Baltar descobre que ela é uma cylon, mas ele não revela e guarda segredo.

Episódio 9
Tigh Me Up, Tigh Me Down (Para cima e para baixo)

A Galactica é atacada e Adama desaparece, causando rumores sobre ele mesmo ser um cylon, o que na verdade já havia sido insinuado a Laura por Loeben. Adama reaparece e traz consigo Ellen, a esposa do Coronel Tigh, que havia se escondido em uma das naves da frota após o ataque às colônias. A pedido da Presidente, ambos são testados por Baltar, cujo detector de cylons está finalizado.

Episódio 10
The Hand of God (A Mão de Deus)

A frota está ficando sem combustível quando um asteróide contendo Tylium é encontrado pelo Raptor de Boomer e Crash. Os Cylons montaram uma refinaria no local e Adama decide lançar um ataque. Kara ajuda a planejar o ataque, mas não pode participar da operação porque ainda não se recuperou do ferimento sofrido no joelho. Lee toma o lugar dela como líder da esquadrilha e com grande habilidade consegue atacar a refinaria de um ponto estratégico, afastando os Cylons.

Nenhum comentário:

N O T I F I C A Ç Õ E S

O ANO DE 2024 No calendário chinês, é o ano do Dragão, marcado pela vitalidade, coragem e poder para enfrentar desafios. O Ano Novo Chinês inicia em 22 de janeiro. No calendário budista, 2024 corresponde ao ano 2568, baseado no calendário lunar, começando em 5 de abril. O budismo, uma filosofia que segue os ensinamentos de Buda, busca a iluminação e a libertação do sofrimento. Para mais informações sobre o budismo, confira o link "Sati" no topo deste blog.