sábado, 9 de dezembro de 2017

Hora Zulu

Resolvi colocar um relógio com a hora UTC (Tempo Universal Coordenado) na parte superior direita do blog. Trata-se da hora de referência mundial, também chamada de Hora Média de Greenwich (GMT) ou "hora zulu" no jargão do radioamadorismo, pois no alfabeto fonético internacional, a palavra padronizada para a letra Z (de zero grau, que é o fuso horário de referência) é zulu.
A hora UTC é fundamental para sincronização dos eventos globais. Por exemplo, imagine a confusão que seria se na aviação e na navegação ou nos sistemas de comunicação internacionais cada um utilizasse um fuso horário diferente ou o horário de verão? Pois o uso de um horário padrão resolve esse problema. Sabendo a hora zulu ou hora UTC cada um faz os devidos acréscimos ou descontos para saber a hora de seu país. Por exemplo, se estou no Rio de Janeiro e pretendo me comunicar às 14 horas UTC com alguém que está em Moscou, o meu horário será às 11 horas (ou 12h se estiver no horário de verão) e para a pessoa de Moscou será 17 horas.
Como curiosidade clique no link Horário Mundial e terá um relógio com os principais fusos horários do mundo. Como referência, a hora zulu é a mesma hora de Londres.

Nenhum comentário:

N O T I F I C A Ç Õ E S

O ANO DE 2024 No calendário chinês, é o ano do Dragão, marcado pela vitalidade, coragem e poder para enfrentar desafios. O Ano Novo Chinês inicia em 22 de janeiro. No calendário budista, 2024 corresponde ao ano 2568, baseado no calendário lunar, começando em 5 de abril. O budismo, uma filosofia que segue os ensinamentos de Buda, busca a iluminação e a libertação do sofrimento. Para mais informações sobre o budismo, confira o link "Sati" no topo deste blog.