Muitas pessoas se perguntam por que existem tantas versões do Homem-Aranha. A resposta é simples: o personagem original foi criado há mais de 50 anos e ao longo desse tempo, muitas histórias foram contadas em seu universo clássico e original. No entanto, como o personagem é comercialmente lucrativo, a indústria não permite que ele envelheça ou morra, o que faz muitos personagens se transformarem em uma espécie de franquia.
Ser transformado em uma franquia não é problema para personagens atemporais (Mickey, Pica-Pau, Pernalonga por exemplo), que permanecem os mesmos em termos de idade, personalidade e características físicas ao longo do tempo. Eles foram feitos para todos os públicos e suas histórias projetadas para funcionar por muitos anos. Por outro lado, personagens que envelhecem e têm histórias contínuas, são usados em histórias que têm um arco narrativo mais definido e geralmente são direcionadas para um público mais específico e mais maduro.
Os personagens de uma história que se desenrola em uma linha do tempo, irão experimentar mudanças na sua vida, personalidade e aparência à medida que envelhecem e passam por diferentes experiências e isso se torna um problema se a história não for um arco fechado, como uma novela ou um romance literário que possui um início, meio e um final definido.
Portanto para continuar produzindo o personagem, começaram a ser explorados cada vez mais o recurso dos universos alternativos, realidades paralelas e até mesmo reinicializações de revistas para recomeçar a história do zero, dando liberdade criativa a novos escritores e roteiristas. Isso permitiu que elementos do universo do personagem chegassem às novas gerações e que outros criadores explorassem diferentes interpretações ou mesmo criassem diferentes versões do personagem, apesar desse recurso causar uma certa confusão entre os fãs do personagem original ou confundir pessoas que pensam que o personagem é único de uma história linear com arco fechado. Já foi, não é mais.
A versão original do Homem-Aranha foi criada por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 para a Marvel Comics e apresenta Peter Parker como um adolescente estudioso e tímido que adquire superpoderes após ser picado por uma aranha radioativa. Após um incidente envolvendo seu tio, Peter decide lutar contra o crime como o Homem-Aranha. Essa versão é a original, a mais icônica e popular do personagem e foi a partir dela que foram criadas todas as outras variações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário