domingo, 12 de março de 2023

Thexder MSX 1985

Pessoalmente, não gosto de jogos muito complexos, e o motivo é óbvio: a vida humana é muito breve e passa rápido, o que significa que é preciso saber usar o tempo sabiamente. Se não houvesse preocupação com o tempo ou não houvesse limite, eu não me importaria em passar dias, semanas ou até meses jogando um jogo imersivo de computador com infinitos detalhes. No entanto, a vida não funciona assim. Portanto, prefiro bons jogos mas que ocupem apenas uma fração do meu dia, que eu possa jogar partidas de no máximo 60 minutos, me divertir e depois desligar e ir fazer outra coisa.

Há muitos jogos bons nesse estilo, muitos deles criados quando o hardware das máquinas era mais limitado e os programadores eram obrigados a usar o máximo de sua criatividade. Isso fez surgir verdadeiros clássicos, sendo um dos mais famosos o jogo Tetris de 1984. Mas há muitos outros, e um dos meus favoritos foi o jogo Thexder, ainda mais que eu era um menino aficionado por ficção científica, naves espaciais e robôs.

Thexder é um jogo de ação e tiro lançado originalmente para o computador MSX em 1985. Foi desenvolvido pela Game Arts e publicado pela Square Enix (na época, conhecida como Enix). O jogo também foi posteriormente lançado para outras plataformas, como o PC, o NES e o Game Boy.

O jogo se passa em um ambiente futurista, onde o jogador controla um robô transformável chamado Thexder, que deve lutar contra hordas de inimigos enquanto avança por uma série de labirintos. O robô pode se transformar em um caça para voar pelos níveis ou entrar em labirintos mais estreitos ou retornar em sua forma robótica para se mover no chão, se esquivar, saltar e atirar com mais precisão nos inimigos.

Thexder se tornou um clássico por seu estilo de jogabilidade único, com ênfase na transformação do robô e na navegação de labirintos complexos repleto de inimigos. O jogo também se destacou por possuir uma trilha sonora cativante e gráficos coloridos e detalhados que estavam a frente de muitos jogos da sua época.

Thexder foi um grande sucesso comercial e de crítica, recebendo elogios por sua jogabilidade inovadora e desafiadora.

A simplicidade do jogo é uma das principais razões para sua popularidade e viciabilidade. O jogo tem regras muito simples, que podem ser entendidas em segundos, e o jogador pode começar a jogar imediatamente, sem a necessidade de ler um manual ou aprender uma grande quantidade de controles. A mecânica do jogo também é muito intuitiva e fácil de entender.

O jogo é viciante porque ele cria uma sensação de progresso e satisfação constante à medida que o jogador avança pelos labirintos e vai passando de fase. À medida que o jogador avança, os desafios e o poder dos inimigos vai ficando maior, aumentando a dificuldade e criando uma sensação de desafio.

Além disso, o jogo também cria um sentimento de "fluxo", onde o jogador se concentra totalmente no jogo e perde a noção do tempo enquanto joga. Esse estado de fluxo pode ser muito agradável e recompensador, incentivando os jogadores a tentarem chegar mais longe nas fases do jogo.

Por todas essas razões, Thexder se tornou um clássico. O jogo inspirou várias sequências e spin-offs, incluindo Fire Hawk: Thexder - The Second Contact e Thexder Neo, e permanece indelével como um clássico dos jogos de ação e tiro dos anos 80.

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